Caxito - A melhoria do saneamento básico, a construção de novas unidades sanitárias e a formação contínua de técnicos figuram no programa do governo provincial do Bengo, nos próximos cinco anos.
Em declarações à ANGOP, alguns responsáveis referiram que neste mandato pretendem trabalhar para melhorar o nível de vida da população, tendo a directora do Gabinete Provincial do Ambiente e Serviços Comunitários, Janice Muanamalongo, apontado a gestão de resíduos sólidos como uma das preocupações do seu pelouro e para minimizar a situação vai trabalhar com as comunidades e contar com a colaboração de perceiros.
O objectivo é melhorar o ambiente nos seis municípios da província, disse.
O administrador municipal do Dande, Fonseca Miguel Canga, que também considerou o saneamento básico prioridade do seu mandato, referiu que a extinção dos focos de lixo no município passa pela limpeza das áreas de Caxito, Panguila e Centralidade de Capari.
Referiu que o problema do lixo tem sido um pesadelo, por isso, pediu a colaboração dos munícipes no sentido de ajudar as entidades administrativas locais a melhorar o ambiente na circunscrição.
Já o administrador municipal do Nambuangongo, Domingos João Lourenço, informou que neste mandato pretende mudar a imagem do município, ver melhorada as vias de acesso às comunas, os serviços básicos, as vias de comunicação, a água e energia, e o apoio aos agricultores.
A asfaltagem da via que liga Caxito/ Nambuangongo, um projecto do âmbito central, está igualmente nas preocupações do responsável.
O director provincial da Saúde, Domingos Raul Goulão, disse que durante o mandato vai trabalhar no aumento dos serviços de saúde na província e no ingresso de novos técnicos através de concursos públicos .