Luanda - Dessaseis tripulantes de uma embarcação de pesca semi-artesanal foram resgatados no alto-mar, na noite de segunda-feira, por um petroleiro, depois de 48 horas a deriva em consequência de um naufrágio na região oeste da zona das Palmeirinhas, município de Belas, em Luanda.
Fonte da Capitania do Porto de Luanda, em declarações à ANGOP disse hoje, terça-feira, que a embarcação fez-se ao mar para actividade pescatoria, no sábado e afundou às 16 horas do mesmo dia, tendo o resgate sido feito às 20 horas de Domingo, com todos seus ocupantes salvos.
Depois do navio se afundar, os armadores usaram uma balsa salva-vidas e foram resgatado depois de fazerem sinais de alerta para tripulantes e autoridades marítimas, Marinha de Guerra e Força Áerea Angolana.
Entretanto o resgate foi feito por dois petroleiros que circulavam na região a 60 milhas.
O armador do navio " Onda do Mar", Adriano dos Santos, lamentou o facto das autoridades marítimas angolanas terem demorado a atender o pedido de socorro, depois de lançado o alerta.
" Uma aeronave sobrevoou a região, 24h depois, e localizou uma chata que não era a embarcação naufragada, enquanto um navio da Marinha de Guerra patrulhou a zona sem sucesso", explicou.