Caála – O abastecimento de energia eléctrica na cidade da Caála, província do Huambo, foi reposto hoje, quinta-feira, uma semana depois da vandalização de três mil cabos eléctricos e de quatro projectoras que alimentavam parte da urbe.
Trata-se das avenidas de Portugal, Norton de Matos, rua M, 28 de Maio e Teixeira Gomes, no interior da cidade da Caála, localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.
O director de Energia e Aguas na municipalidade, José Gomes Canhongue, disse que o sistema de iluminação pública ficou vandalizado em 60 por cento.
O responsável referiu que os meliantes continuam foragidos, numa altura em que a Policia Nacional está a investigar para captura-los, de modo a serem responsabilizados civil e criminalmente.
José Gomes Canhongue diz ser um acto de sabotagem do sistema de iluminação pública e domiciliar, por se tratar da quinta vandalização do património do Estado nestas avenidas.
A municipalidade conta com 12 mil clientes domésticos e colectivos, distribuídos pela cidade da Caála e a vila de Calenga.
No município da Caála, com uma extensão territorial de três mil 680 quilómetros quadros, 342 mil 463 habitantes, apenas as comunas da Catata e Cuima não possuem energia eléctrica da rede pública.