Ondjiva – A população da cidade de Ondjiva, no Cunene, manifestou-se satisfeita, esta sexta-feira, com a reposição do abastecimento de água potável, depois de 19 dias de interrupção, devido uma avaria técnica nos dois grupos geradores.
A Avaria dos geradores de 1000 e 1300 KVA, da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Xangongo, privou a população do abastecimento de água nas zonas de Ondjiva, Môngua Bulunganga, Anyanca, Namacunde, Santa Clara e do Humbe.
Numa reportagem da ANGOP, em diferentes bairros da cidade de Ondjiva, os moradores afirmaram que depois de um longo período, a água voltou a jorrar esta semana nas torneiras o que está facilitar nos deveres domésticos.
Laurindo Kulilapawa morador do bairro Naipalala, manifestou-se satisfeito pelo facto de a água voltar a jorrar, desde a última segunda-feira, visto que passaram por momentos difíceis para obterem o líquido para beber, cozinhar e lavar a roupa.
Abílio Muiniki, que reside no bairro Cafito, disse que neste período consumiam apenas aquela água das cachimbas, mas com o retorno conseguiram aproveitar quantidades e criar reservas nos tanques.
Outra moradora Margareth Hiyepa sublinhou que a água é um bem precioso para a vida, dai estarem satisfeitos com a solução encontrada para o retorno do abastecimento de água às famílias.
Já Nangula Mariana, que vive no Cafito, louvou o esforço da empresa de Água por estar a trabalhar de forma empenhada na solução do problema da falta de água que ocorreu nos últimos dias em várias localidades.
Por seu turno, o administrador técnico da Empresa de Águas e Saneamento do Cunene, Evangelista Kamati, disse que ainda estão com défice de água em algumas zonas, visto que estão a fazer a captação e produção em função da disponibilidade da energia eléctrica.
O responsável informou que a ETA está a receber energia da central híbrida do Xangongo, no período das zero a 15 horas, fruto de um acordo entre as Empresas de Água e Saneamento do Cunene, PRODEL e ENDE.
Cunene conta com Estação de Tratamento de Água (ETA) ocalizada no município de Ombadja, que possui uma capacidade de bombear 24 milhões de litros de água potável por dia, e dispõe de uma conduta de distribuição de 182.780 quilómetros.
A Empresa de Águas e Saneamento do Cunene conta com 14 mil 907 ligações domiciliares feitas.
Actualmente, a empresa tem 10 mil e 985 clientes nas cidades de Ondjiva, Calueque, Xangongo, Humbe, Môngua, Santa Clara, Namacunde e Cahama. PEM/LHE/PPA