Lubango - Sessenta e três engenhos explosivos diversos não detonados foram localizados e removidos por técnicos do Centro Nacional de Desminagem(CND) da Huíla hoje, terça-feira, na comuna da Palanca, município da Humpata, na Huíla, num antigo paiol abandonado.
A informação foi avançada à ANGOP, pelo porta-voz em exercício do Centro Nacional de desminagem da Huíla, Fernando Katyavala, realçando que a localização e remoção dos engenhos foi possível após uma denúncia e prontamente deslocou-se ao local onde encontraram o material bélico.
Disse tratar-se de um antigo paiol naquela localidade, arredores do Polígono Florestal, onde foram removidas nove bombas de morteiros de 32 milímetros, sete de morteiro de 60 milímetros, 14 minas anti-pessoais do tipo OZN-4, cinco granadas de mão F1 e 28 munições de ZU-23.
Destacou que os trabalhos prosseguem na quarta-feira, para a localização e remoção de mais engenhos explosivos que estão no local, dado tratar-se uma antiga zona de treinamento militar.
Fernando Katyavala apelou a população a evitar circular nas zonas interditadas, a não tocar em objectos estranhos, ter a máxima atenção para evitar acidentes, porque terminou o conflito armado, mas ainda assim há registos da presença de engenhos explosivos, “por esta razão todo cuidado é pouco, pois as minas matam e mutilam”. BP/MS