Menongue - O secretário-geral da União das Igrejas Evangélicas de Angola (UIEA), reverendo Lucas Zeferino, aconselhou hoje (domingo) a juventude a primar pela defesa e preservação dos bens públicos, de forma a contribuir para a valorização da paz, alcançada a 4 de Abril de 2002.
Lucas Zeferino discursava no culto solene de tomada de posse dos líderes dos sectores da Juventude, do Instituto Bíblico e Sociedade de Homens da UIEA, decorrido no Pavilhão Gimnodesportivo de Menongue, capital do Cuando Cubango.
Advogou que a juventude cristã deve ser exemplo digno de inspiração para a sociedade, por meio da sua conduta "eivada de atitudes construtivas".
Conforme o pastor, a juventude deve manter-se firme na adoração a Deus, mantendo uma postura cristã e ao mesmo tempo de cidadania, com o foco no respeito pelos bens públicos e pelas instituições do Estado, sendo parte da solução dos mais variados problemas.
Por essa razão, instou igualmente a juventude cristã a participar no desenvolvimento económico e social do país.
“Queremos uma juventude que não só adora a Deus, mas também que valorize a cidadania e a paz. Não vandaliza os bens públicos e não participa em arruaças”, sublinhou.
Durante a cerimónia, foram empossados os pastores Jonh Chinoia, Boa Ventura Bunge, Eduardo Fulai e Agostinho, respectivamente, para os cargos de director do Instituto Bíblico de Menongue (IBM), presidente da Sociedade de Homens, vice-presidente nacional do Sector de Homens, e director nacional da Mocidade e Adolescentes da UIEA.
Os empossados comprometeram-se a cumprir e fazer cumprir com zelo e dedicação a doutrina bíblica e os estatutos da igreja.
Por seu turno, o governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, considerou a UIEA como sendo um património histórico e cultural do povo, tendo em conta os resultados que tem produzido de forma material e imaterial para o benefício das comunidades desde que se instalou na província, em 1985.
Realçou que há o registo de vários momentos em que a igreja interveio com obras de caridade a favor do povo, para além do seu empenho no resgate dos valores morais, tendo por isso, manifestado o comprometimento do Governo a continuar a apoiar o trabalho da igreja para o desenvolvimento da província.
Valorizou a escolha da sua província para acolher o acto solene central de empossamento, tendo felicitado os empossados pelas novas missões.
Prometeu que o Governo vai juntar-se à causa da igreja para apoiar na reestruturação física, para que o Instituto Bíblico, com sede em Menongue, tenha, de facto, uma característica que lhe permita formar os obreiros e pastores que vão ajudar o Governo a moralizar a sociedade.
Para a Direcção da Mocidade e Adolescente, assegurou que o Governo vai dar o apoio necessário à medida das possibilidades, para melhor concretização dos anseios da juventude, por ser a maior parte da população e potencial continuadora dos destinos do país.
“Tudo deve ser feito para atender às preocupações da juventude, para fortalecer e torná-la fiel substituta e continuadora da obra do desenvolvimento económico do país e da província em particular”, sublinhou. MSM/FF/IZ