Sumbe – Trinta mulheres de diferentes denominações religiosas, na cidade do Sumbe (Cuanza Sul), participam, esta terça-feira, num seminário sobre igualdade de género e empoderamento, com vista a dotá-las de ferramentas para a promoção dos valores morais no seio das famílias.
Durante a acção formativa, as participantes estão a abordar, entre outros, temas relacionados com o conceito de género e sexo, rotina semanal de homens e mulheres, rendimentos e despesas das famílias, assim como a participação da camada feminina no desenvolvimento do país.
Ao intervir na abertura do seminário, o técnico do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Joel Cutaca, destacou o papel da mulher na promoção dos valores morais na sociedade.
“Reconhecemos e valorizamos o papel das mulheres na sociedade, sobretudo nos domínios político, económico, empresarial, laboral, pessoal e familiar”, salientou.
Em relação ao seminário, referiu que visa capacitar activistas sociais em matérias de género, de modo a promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, assim como acções de sensibilização nas comunidades para a mudança de comportamentos anti-sociais.
Por sua vez, a chefe de departamento do Gabinete Provincial da Família e Igualdade do Género, Isilda Flávia Culófua, disse que a instituição vai continuar a capacitar activistas sociais a nível das igrejas e nas comunidades para contribuírem nas acções de mobilização das populações sobre o género.
“Quando falamos de género muitas pessoas ainda não compreendem, por isso resolvemos instruir as mulheres religiosas com ferramentas fundamentais para sensibilizarem as famílias, com vista à mudança de comportamentos nefastos à sociedade”, acrescentou.
O seminário é promovido pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.