Ondjiva – O rei de Ombala ya Nalueque (Cunene), Mário Satipamba, afirmou quinta-feira que a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das populações, com a construção e reabilitação de várias infra-estruturas sociais e económicas.
Em declarações à ANGOP, a propósito dos 22 anos de paz, assinalados este mês, o soberano disse que este programa do Executivo está a promover o desenvolvimento socioeconómico nas comunidades, antes órfãs de infra-estruturas devido à guerra que assolou o país.
“O PIIM se apresenta como um dos projectos viáveis no crescimento sustentável das comunidades, por incidir as suas acções na construção de infra-estruturas nos sectores da saúde, educação, vias de comunicação, entre outros, permitindo a melhoria da circulação de pessoas e bens, aproximação dos serviços às populações e a recuperação da imagem dos municípios”, salientou.
Neste sentido, defendeu a conjugação de esforços para a preservação da paz e da estabilidade, em prol do desenvolvimento do país.
Na ocasião, o Rei encorajou o Executivo a continuar a expandir o programa de construção de centros de formação profissional no interior dos municípios, com vista a instrução técnica dos citadinos, sobretudo a juventude.
Ombala ya Nalueque, localizado no município de Ombadja, a 158 quilómetros a sudoeste da cidade de Ondjiva, capital do Cunene, é um dos três reinos da província. Os outros dois são Ombala yo Mungo e Oukwanhama.PEM/LHE/MCN