Cuito Cuanavale - O rei do Cuito Cuanavale, Bingo Bingo, solicitou hoje, sábado, naquela vila, afecta ao Cuando Cubango, mais atenção aos antigos combatentes, regularização do pagamento do Kwenda e hospital adequada para melhor assistência médica à população.
Num encontro de cortesia com o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos " Liberdade", o rei lamentou a existência de associados que escaparam do recadastramento, penalizando a sua condição social.
Outra preocupação apresentada diz respeito à implementação do projecto Kwenda que, apesar de ter já beneficiado muitos cidadãos locais, ainda regista a reclamação de muita população vulnerável.
O rei Bingo Bingo solicitou, na ocasião, a construção de um hospital que possa atender, de forma diferenciada, o internamento para os homens e mulheres, no quadro da humanização desejada dos pacientes.
Sobre o Kwenda, a secretária do Estado da Administração do Território, Teresa Quivienguele, esclareceu que está a trabalhar para que a dificuldade de pagamento seja resolvida, tendo em atenção um banco que possa dar resposta aceitável.
Esclareceu que até ao momento, dos 164 municípios que poderiam ser atendidos no Kwenda, apenas 89 foram beneficiados, por constrangimentos de instituições bancárias, situação que já está sendo resolvida pelo Governo.
Já a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, sobre a situação apresentada, tranquilizou o rei Bingo Bingo, dada a atenção do Presidente da República no sector da saúde e que o Cuito Cuanavale terá a devida prioridade.
No final do encontro com o rei Bingo Bingo, o ministro João Ernesto dos Santos explicou que, em relação aos antigos combatentes, o sector está a excluir os que não são antigos combatentes e beneficiar aqueles que merecem.
"O verdadeiro antigo combatente vai continuar no sistema e irá continuar a receber os seus subsídios, daí que está a proceder o recadastramento para que não se perca tanto dinheiro do Estado para falsos beneficiários", assegurou o titular.
Prometeu reaver todo o processo de antigos combatentes no Cuito Cuanavale, no sentido de ver todos os problemas resolvidos, tendo reiterado que o ministério já apresentou uma proposta, para Orçamento Geral do Estado de 2025, para o aumento da pensão dos assistidos a nível do país.
No fim, o ministro entregou uma viatura e bens de primeira necessidade ao rei Bingo Bingo.
No âmbito da celebração do 36 aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, que hoje se assinala, o ministro entregou 42 toneladas diversas ao governo do Cuando Cubango, para os antigos combatentes locais, acto testemunhado pelo governador José Martins.
Igualmente entregou duas viaturas à Administração Municipal do Cuito Cuanavale e duas motorizadas do tipo triciclo para a direcção municipal da agricultura. ALK/FF/PLB