Caála – As autoridades do município da Caála (Huambo) registaram, de Fevereiro à presente data, um total de 19 mil 612 cidadãos, no âmbito do programa de massificação do registo civil e atribuição do Bilhete de Identidade.
A directora dos Registos e Modernização Administrativa nesta municipalidade, Maria Luísa Liambango, disse hoje, sexta-feira, à ANGOP, que as autoridades pretendem registar, até ao final do ano, 93.520 cidadãos, com a emissão de assentos de nascimento e cédulas pessoais.
Informou que o processo está a privilegiar a população que se encontra nas zonas mais recônditas das vilas comunais da Calenga, Catata, Cuima e da sede municipal, esta última, localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.
Maria Luísa Liambango disse que o programa conta com 50 voluntários, agrupados em quatro brigadas de registo.
Noutra vertente, a responsável disse estar para breve o processo de emissão e atribuição do Bilhete de Identidade nas zonas rurais, principalmente em localidades onde a população enfrenta problemas de acesso aos serviços públicos.
Entre Abril e Dezembro de 2011, haviam sido emitidos 157 mil 802 assentos de nascimentos e cédulas pessoais.
Com quatro comunas (Calenga, Catata, Cuima e Sede), numa extensão territorial de três mil e 680 quilómetros quadrados, vivem no município da Caála, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), 366 mil 480 habitantes.