Malanje- Quinhentos cidadãos das localidades de Camissonde e Cambondo do Cuije, município de Malanje, beneficiaram quinta-feira, de registos gratuitos de nascimento, numa iniciativa da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Mulher Angolana (OMA).
A campanha foi realizada no quadro das jornadas “Outubro Rosa”, que visa as Celebrações do Dia Mundial da Luta Contra o Câncer da Mama, que hoje se assinala e visou responder a uma solicitação da OMA, em função das preocupações apresentadas pela população das referidas comunidades.
A secretária Provincial da OMA, Anita Paulo Júnior, disse que as autoridades tradicionais solicitaram a organização para fazer advocacia junto da Delegação da Justiça, para o registo de nascimento.
Fez saber que o registo de nascimento será expandido em mais localidades recônditas da província de Malanje.
Por sua vez, a assistente do conservador provincial, Laurinda Perita de Carvalho fez saber que numa primeira fase, o processo abrange apenas indivíduos acima de 14 anos de idade e posteriormente arrancará para crianças com idades inferiores. RM/NC/PBC