Benguela – O município do Cubal, na província de Benguela, vai ganhar, dentro em breve, uma nova regedoria para melhorar a acomodação das autoridades tradicionais, soube a ANGOP.
As obras de construção dessa infra-estrutura, cuja primeira pedra foi lançada recentemente, estão a cargo da empresa NV - Prestação de Serviço e poderão durar 70 dias.
Financiada pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDCLP), a futura regedoria municipal do Cubal terá um jango e áreas de apoio.
Segundo o administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, a nova imagem da regedoria vai dar maior dignidade às autoridades tradicionais, dada a utilidade do seu trabalho junto das populações.
Para o responsável, a aposta na construção da regedoria municipal é também uma forma de promover a governação participativa.
Já o regedor municipal do Cubal, Pedro Kângwe, considera um passo importante o lançamento da primeira pedra destinada à construção do jango para acolher as autoridades tradicionais nas suas actividades.
O responsável acredita que a infra-estrutura social irá conferir condições dignas de trabalho e acomodação aos seus utentes.
Um dos dez municípios da província de Benguela, o Cubal tem mais de 367 mil habitantes, numa área de 4.794 quilómetros quadrados. JH/CRB