Saurimo – Os moradores da comuna do Sombo, município de Saurimo, solicitaram, esta terça-feira, ao governador provincial da Lunda Sul, a reabilitação da estrada que liga a região à cidade capital, num total de 170 quilómetros, com vista ao desenvolvimento na localidade.
A preocupação foi apresentada ao governador provincial, Daniel Neto, durante um uma jornada de trabalho nesta circunscrição.
Em representação dos munícipes, o regedor do Sombo, Francisco Victor, disse que o troço está degradado há muito tempo, facto que condiciona a atracção de potenciais investidores.
Disse que a situação agrava-se na época chuvosa, período que fica interrompida a circulação automóvel.
Referiu que as más condições da via têm contribuído para o elevado êxodo rural, pois as pessoas procuram melhores condições de vida noutras regiões da província e não só.
Sublinhou que além das vias degradadas, a comuna debate-se ainda com a falta de energia e água, residência para professores e técnicos de saúde, bem como meios para fomentar a agricultura.
Em resposta, o governador Daniel Neto disse que o projecto de reabilitação do troço consta do Plano Desenvolvimento Local, aguardando apenas pela aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Disse ainda que para a comuna do Sombo está reservada a reabilitação do sistema de distribuição de água, reparação de grupos geradores, aquisição de sementes e material agrícola, entre os quais um tractor.
No final da visita, o governador procedeu a entrega de bens alimentares, mosquiteiros impregnados, sementes agrícolas e material didáctico.
A comuna do Sombo, 170 quilómetros de Saurimo, conta com uma população estimada em três mil 613 habitantes, distribuídos em 14 aldeias. EM/JW/ART