Ombadja - Os reclusos da cadeia do Peu-Peu, município de Ombadja, província do Cunene, receberam, nesta segunda-feira, uma doação composta por bens alimentares, material de biossegurança, entre outros meios, doados pelo Gabinete da Cultura do Cunene, no âmbito do combate à Covid-19.
Entre o material, entregue no âmbito do Abril Jovem, consta também material de higiene pessoal, equipamentos desportivos, incluindo bolas, mesa de xadrez e outros.
Na ocasião, o director do Gabinete provincial da Cultura no Cunene, Marcelino dos Santos, explicou que o material de biossegurança visa ajudar a evitar a propagação da Covid-19 na cadeia, que alberga mil 433 pessoas.
Disse que o combate a Covid-19 deve envolver todos, sobretudo, no cumprimento das medidas de prevenção impostas pelas autoridades sanitárias, como uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão e defecção com álcool em gel.
O responsável sublinhou que em relação ao material desportivo, os reclusos têm a oportunidade de praticar o desporto, nas modalidades do futebol, xadrez e jogos de sueca, para melhor ocupação dos tempos livres.
Por seu turno, o director dos serviços penitenciários no Cunene, subcomissário prisional José Celestino, agradeceu o gesto, principalmente, por contemplar a entrega de material de biossegurança, do qual a instituição carecia.
O Centro Prisional do Peu-Peu, localizado no município de Ombadja, 123 quilômetros de Ondjiva, dispõe de uma capacidade de alojamento de 1500 reclusos.