Huambo – Trinta e nove reclusas do Estabelecimento Prisional do Cambiote, província do Huambo, beneficiaram hoje, quarta-feira, de bens diversos de primeira necessidade, doados por funcionárias da Administração do Município com o mesmo nome.
O lote de bens, composto, essencialmente, por material de higiene pessoal, foi entregue no quadro da jornada Março Mulher.
Na ocasião, a administradora municipal adjunta do Huambo para área Política e Social, Marta Mendes Teixeira, disse que a actividade teve como objectivo entreter e solidarizar-se com as reclusas, neste mês dedicado às mulheres, não obstante se encontrarem em conflito com a lei.
"Com este acto, procuramos demonstrar o nosso carinho e afecto a estas mulheres, de modo que se sintam valorizadas na sociedade, apesar de estarem privadas da sua liberdade", realçou.
Por isso, apelou às mesmas para envolverem-se, cada vez mais, nas actividades que visam a sua reeducação e profissionalização, para que, após o cumprimento das penas, consigam inserir-se, de modo pleno, na sociedade.
Por seu turno, a chefe de secção da área Feminina do Estabelecimento Prisional do Cambiote, inspectora prisional chefe Adelina Mendonça Lumbo, enalteceu o gesto, salientando que o mesmo vai ajudar a mitigar algumas dificuldades das reclusas.
Segundo a responsável, a população penal feminina do estabelecimento tem se beneficiado, no quadro das políticas da sua reeducação e ressocialização, de formações diversas, com destaque para a culinária e pastelaria, para que, tão logo alcancem a liberdade, desenvolvam estas actividades para a sua devida reintegração na sociedade.
O Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, inaugurado em 2012, com uma capacidade para acomodar 820 reclusos, alberga, actualmente, mil e 225 presos, dos quais, 704 condenados e 521 detidos.
O programa da jornada “Março Mulher”, aberta no passado dia 01, sob o lema “A participação activa das mulheres nas tecnologias de informação rumo a prosperidade social”, prevê a realização de palestras, actividades de carácter social, excursão aos locais históricos, turísticos e culturais, bem como debates radiofónicos. ZZN/VKY/ART