Huambo - Um recém-nascido, de aproximadamente sete dias, foi encontrado com vida, no fim-de-semana, nos escombros do estádio do Sport Huambo e Benfica “Mambroa”, no bairro das Cacilhas, por cidadãos que fazem do local um aterro sanitário.
De acordo com uma nota de imprensa do Comando da Polícia Nacional na província do Huambo a que ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, o infante, encontrado em envolvido em uma mantinha e fortes choros, está sob cuidados médicos na maior unidade hospitalar desta região do Planalto Central.
As autoridades policiais suspeitam que o crime de abandono do recém-nascido terá sido cometido pela própria mãe, até ao momento não identificada, estando em curso diligências para se encontrar a progenitora para apurar as razões do delito e, posteriormente, responsabilizá-la civil e criminalmente, com vista a desencorajar práticas do género.
Este é o primeiro caso de abandono de infante registado ao longo deste ano na província do Huambo, onde vivem mais de dois milhões 600 mi habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.