Caála – O novo projecto de ampliação do sistema de abastecimento de água potável à cidade da Caála, província do Huambo, foi reavaliado, esta sexta-feira, pelos técnicos da Direcção Nacional de Águas (DNA), soube a ANGOP.
A reavaliação consistiu na constatação dos pontos definidos para a construção de uma nova captação, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) nas mediações do rio Konhoñgama e um reservatório nos arredores do Santuários de Nosso Senhora do Monte, com uma capacidade acima dos cinco mil metros cúbicos.
O projecto prevê a construção de uma conduta adutora que poderá partir da futura ETA para o novo reservatório de armazenamento de água, projectado num percurso aproximado de dois quilómetros.
O actual sistema de abastecimento de água potável é sustentado por uma captação construída no período colonial, dois tanques de armazenamento de 520 metros cúbicos e dois com 500 metros cúbicos, que assistem perto de dois mil e 40 clientes.
Com a concretização do novo sistema de abastecimento de água potável, se prevê atingir pelo menos 20 mil clientes em condições aceitáveis.
Em declarações a ANGOP, o director da empresa de Águas do município da Caála, Pedro Jaime Dongala, disse que com estas novas construções se pretende aumentar a capacidade de abastecimento de água potável, tanto na cidade, como na periferia.
Salientou que o projecto pode iniciar a qualquer momento.
Actualmente, o abastecimento de água na cidade da Caála e arredores é marcado por restrições.