Caiundo – As ravinas que estão a ser abertas por conta das elevadas quantidades de chuva que caem na região do Mbalatchavo, mais de 40 quilómetros do município do Caiundo, província do Cubango, podem colocar em risco a circulação de pessoas e mercadorias entre o município e outros da orla fronteiriça.
Trata-se da Estrada Nacional 140 que liga Menongue/Caiundo, Cainundo/Mbalatchavo, Mbalatchavo/Savate, Savate/Cuangar, Cuangar/Calai e Calai/Dirico (pertencente a província do Cuando), na fronteira sul com a vizinha república da Namíbia e principal canal de abastecimento alimentar aos referidos municípios.
Em declarações hoje à Imprensa, no final da constatação dos factos, o director do gabinete de infraestruturas e serviços técnicos do governo provincial do Cubango, Edmundo Sapalalo, informou que está sendo feito um trabalho de levantamento, que permitiu o mapeamento de cinco pontos que perigam a circulação na via.
De formas a resolver a situação, fez saber que dentro em breve será feito um trabalho para estancar a rápida progressão de ravinas, numa altura em que já estão reunidos os recursos técnicos para iniciar a intervenção, num trabalho que poderá ser executado no prazo de 15 dias, com o início previsto para esta semana.
A primeira parte do trabalho, conforme explicou o responsável, será a abertura de uma via alternativa, tendo desaconselhado os automobilistas a utilizarem a via actual pelo perigo que impõe.
Questionado se poderá ser uma intervenção paliativa ou definitiva, já que o caso repete-se em todas as épocas chuvosas, realçou não ser definitiva, mas, por ser uma Estrada Nacional, já existem trabalhos avançados com o Ministério da Construção e Obras Públicas para a construção da referida estrada”. MSM/FF/PLB