Calai - A rainha do Calai, Sofia Zangura, considerou hoje, sexta-feira, que a reconstrução das estradas nacionais 140 e 295, que ligam Menongue, capital do Cuando Cubango, aos municípios da orla fronteiriça com a Namíbia, poderá acelerar o desenvolvimento da região.
A soberana teceu esta consideração quando intervinha no encontro de cortesia mantido com o governador do Cuando Cubango, José Martins, que chefia uma delegação de mais de 200 turistas potenciais investidores para a região angolana do projecto Okavango/Zambeze.
A soberana instou as autoridades no sentido de efectivarem a construção da estrada, cuja aprovação consta do Decreto Presidencial, quer para a aproximação dos serviços sociais às populações quer para facilitar o comércio, entre as repúblicas de Angola e Namíbia.
Por seu turno, o governador do Cuando Cubango, José Martins, assegurou que tudo está a ser feito para o melhor aproveitamento das oportunidades turísticas da região e, por via disso, contribuir para o seu desenvolvimento.
Nestes termos, justificou a realização do primeiro fórum de investidores na região angolana do Okavango, cujos potenciais investidores estão a realizar o périplo pela região.
Sustentou que, para além da biodiversidade, as estradas constituem-se na principal via para a transportação de pessoas e bens, daí ser uma aposta do Executivo.
Outro aspecto destacado pelo governador prende-se com a melhoria da telefonia móvel, que já é uma realidade em alguns pontos da região, por força do sinal do "Conecta Angola", adstrito ao ANGOSAT 2, tendo acrescentado que outros serviços vão sendo implementado paulatinamente. MSM/FF/PLB