Ndalatando - Duas pessoas ficaram feridas e a moradia em que residem ficou completamente destruída em consequência do desabamento de uma grua de 35 metros de altura e cinco toneladas, na cidade de Ndalatando (capital do Cuanza Norte).
O facto ocorreu na noite de domingo no centro da cidade de Ndalatando, onde a grua usada nas obras de reabilitação do edifício do Banco Nacional de Angola (BNA) descambou, interditou a via e destruiu totalmente uma residência, sem vítimas mortais.
Segundo o director da obra, Aurélio Marques, as causas do incidente ainda não são conhecidas, tendo a empresa accionado a apólice de seguro afim de serem acautelados os danos causados a terceiros, sobretudo, a garantia do apoio moral e patrimonial à família que viu destruída a habitação.
Disse estarem igualmente a ser mobilizados os meios necessários para o descongestionamento da via, levantamento dos danos e apoio às pessoas lesadas.
Os deputados do Circulo Provincial do Cuanza Norte dirigiram-se ao local para se inteirar do sucedido, interagir com o empreiteiro e solidarizar-se com a família visada.
A frente da delegação, a deputada do MPLA Leonor da Silva Garibaldi informou que receberam do empreiteiro garantias de que vai reparar os danos e adoptar estratégias de segurança para que casos do género não voltem acontecer.
Construída na década de 70, a insfraestutura do BNA encontra-se fechada desde o conflito armado pós eleitoral de 1992, mas fruto de uma estratégia do Banco Central virada à revitalização da actividade económica na região Norte do país, a unidade bancária beneficia de obras de reabilitação desde de Agosto deste ano.