Huambo – O auto conhecimento, respeito mútuo, diálogo, a gestão de emoções e assistência psicológica, são essenciais para o sucesso de qualquer profissional em tempo de pandemia, afirmou, nesta segunda-feira, o psicólogo Hélder Filipe Sacuema.
O também presidente da Associação de Apoio Psico-Social na província do Huambo apresentou essas soluções durante uma palestra sobre “o Processo de Adaptação e Gestão Emocional”, dirigida aos profissionais da Delegação da Agência Angola Press (ANGOP).
Hélder Filipe Sacuema disse que o sucesso laboral e a solução dos problemas psico-sociais resultam do processo de adaptação e do auto-conhecimento do trabalhador, levando-o a sentir-se útil e a contribuir positivamente para o bom ambiente de trabalho.
Por isso, considerou importante a disponibilização de ferramentas psicológicas, por parte dos gestores, para a construção de um ambiente laboral saudável e a prevenção de possíveis doenças de matriz psico-social nas instituições.
“É importante que os trabalhadores e gestores tenham a cultura de procurar assistência psicológica, sobretudo nesta época de incertezas, para a elevação do bem-estar laboral e da harmonia social, evitando, deste modo, o medo e crises de stress, ansiedade e ataques de pânico”, enfatizou o especialista.
Já a psicóloga forense Alcinda Rodé dos Santos disse ser importante ensaiar, nesta fase da pandemia, a técnica epistemológica que consiste em duvidar de tudo que controla a pessoa e criticar as possíveis atitudes negativas, para melhor gerir as emoções humanas e, posteriormente, ter uma atitude certa nos momentos difíceis.
Criada em 2015, a Associação de Apoio Psico-Social está implementada em 10 provinciais do país, conta com mais de 500 membros e presta assistência a instituições públicas, organizações da sociedade civil, políticos, desportistas, tóxico-dependentes pessoas individuais, para a prevenção de problemas psico-sociais.