Mbanza Kongo – A psicóloga Carla dos Santos que presta serviço no centro de acolhimento Frei Giorgio Zulianello, em Mbanza Kongo, província do Zaire, defendeu esta quarta-feira, nesta cidade, um acompanhamento terapéutico às crianças internadas nessa instituição.
Em declarações à ANGOP, a especialista em psicologia clínica explicou que os 82 menores amparados no referido centro, apresentam problemas de foro traumático e terapéutico que podem comprometer o seu crescimento.
A profissional disse existir casos traumáticos críticos, mas que alguns têm sido paulatinamente superados com a conjugação de esforços dos 22 funcionários que labutam naquele estabelecimento infantil.
Ainda assim, defendeu uma equipa multidisciplinar constituída por mais psicólogos, terapeutas e outros especialistas para facilitar o trabalho de recuperação das crianças menores de 18 anos que apresentam traumatismos de foro comportamental.
Em funcionamento desde 2001, o referido centro acolhe crianças abandonadas pelos próprios familiares por razões de vária ordem.
A instituição é tutelada pelo Governo Provincial do Zaire, através do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade do Género. O centro está sob gestão da igreja católica, por intermédio dos padres capuchinhos.