Huambo – A proposta do Plano de Acção sobre o Voluntariado, em consulta pública a nível do país, recebeu hoje contributos de diversos actores sociais da província do Huambo, visando o seu enriquecimento antes da aprovação.
A implementação do referido plano decorre da aprovação da Política Nacional do Voluntariado à luz do Decreto Presidencial nº 157/-A/21, de 16 de Junho, e da Lei do Voluntariado (Lei nº 17/21, de 30 de Julho).
O encontro, uma iniciativa da Secretaria para os Assuntos Sociais do Presidente da República, visou buscar acções exequíveis para a implementação do plano, no quadro dos desafios do Governo angolano em reforçar as estratégias de mitigação dos efeitos resultantes dos vários fenómenos naturais.
No final do encontro, a assistente da secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Marilena Laureano, disse que o encontro serviu ainda para analisar as propostas sobre o Dia Nacional e o Prémio do Voluntariado.
Já o vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas do Huambo, Elmano Francisco, considerou que, para além de fomentar a prática de actos de humanidade, de cidadania e amor ao próximo, a concretização do Plano Nacional de Voluntariado estimula o crescimento e a transformação do país.
Com este acto, a província do Huambo, com uma população estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos 11 municípios, torna-se na 17 a acolher a consulta pública de enriquecimento da proposta do Plano de Acção sobre o Voluntariado, faltando apenas a de Malanje.
O encontro contou com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, juvenis, culturais, desportivas, instituições religiosas, entre outras.