Camaucpa - O Projecto Todos Unidos pela Primeira Infância (TUPI) pretende alargar o apoio de trezentas para seiscentas crianças dos zero aos seis anos de idade no município de Camacupa, província do Bié, ainda durante o primeiro semestre do ano em curso.
Executado desde 2019, este projecto beneficia actualmente famílias vulneráveis da região de Chitângua, da sede de Camacupa, sobretudo no acesso a documentos de identidade, informações sobre a nutrição saudável e como sustentar a primeira infância.
O mesmo é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com os sectores da Justiça, Comunicação Social, Saúde, Interior, líderes comunitários e da organização não-governamental World Vision.
De acordo com o chefe de departamento de Educação e Ensino da província do Bié, Arlindo Longuenda, que promoveu trabalho de monitoramento do projecto, o objectivo a seguir é estender para as comunas do Cuanza e da Muinha.
Já o director municipal da Educação de Camacupa, Domingos Paulino Candundo, acrescentou que este projecto conta com facilitadores e mobilizadores de bairros e aldeias, que irão intensificar trabalhos com as famílias, a fim de confinar as crianças em um determinado espaço. JEC/PLB