Saurimo - O projecto de iluminação pública nas vias que ligam os bairros Txizainga-2, Juventude, Santo António, Nhama, Sassamba e Agostinho Neto, arredores da cidade de Saurimo (Lunda Sul), está em 70 por centro do nível de execução física.
Iniciado em Agosto passado, no âmbito do memorando de Entendimento entre o Governo da Lunda Sul e Sociedade Mineira de Catoca, o projecto tinha duração de 45 dias, mas devido alguns constrangimentos técnicos ainda não foi concluído.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o director do gabinete provincial de infra-estruturas e serviços técnicos, Cláudio Pemessa, disse que mais de 200 postes foram já colocados com luminárias, dos 316 previstos, com o fito de garantir maior segurança aos munícipes no período nocturno.
Fez saber que os trabalhos foram já concluídos nos bairros Tixizainga-2, Juventude, Santo António, enquanto o Nhama, Sassamba e Agostinho Neto estão por se concluir.
O projecto inclui também algumas travessas dos referidos bairros, de modo a responder as preocupações dos munícipes, tendo em conta a existência de escolas que leccionam no período nocturno.
Explicou que em termos de disponibilidade de energia, a província dispõe de um total 39.6 megawatts, sendo 20 da Central Térmica do Nhama e 19.6 do Txicumina.
A propósito, a munícipe Sara Luísa disse sentir-se satisfeita, porquanto o regresso para casa está mais seguro.
Já Upale Cahilo, morador do bairro da Juventude, que também ganhou iluminação pública, manifestou a sua gratidão pelo facto de o governo colocar à disposição estes serviços que garantem melhor segurança.
O município de Saurimo comporta 534 mil 231 habitantes.