Saurimo – Mais de mil casas foram construídas desde Julho último, no quadro do projecto de melhoramento e embelezamento das aldeias, implementado pelo Governo Provincial da Lunda-Sul.
O projecto decorre nos municípios do Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo e incide na construção de casas de adobes, com vista a melhorar e organizar as localidades e regedorias, para o bem-estar das famílias.
Segundo o administrador municipal de Saurimo, Adérito Cahanga, o projecto decorre a bom ritmo, em 24 aldeias seleccionadas, com a previsão inicial de construção de duas mil e 418 casas.
Informou que mais de mil casas foram construídas, mas que, infelizmente, algumas residências acabaram por ser destruídas pelas chuvas.
No município de Saurimo foram seleccionadas as localidades do Pimbi, Txissongo Caita, Caita Catembo, Sambau, Casseme, Muatchicucu, Saurimbo, Muacucu, Zorro, Pelengue, Sueja, Itengo, Samupafo, Tamba I e II, Mombo, Gambo, Camundanbala, Nanguanza, Txapoji, Saquembue e Muaquixi.
Já o administrador municipal do Cacolo, Luís Domingos, disse que o projecto enquadra-se no programa de melhoria das condições sociais nas aldeias.
Disse ainda que no município do Cacolo foram seleccionadas as aldeias situadas ao longo da Estrada Nacional 230.
Realçou que 340 casas foram construídas neste projecto, sendo que 13 estão destruídas, fruto das chuvas na região.
Por sua vez, o administrador do Muconda, Isaías Sacagima, disse que na sua circunscrição foram seleccionadas, na primeira fase, 10 aldeias, onde foram construídas 480 casas, assim como unidades sanitárias, escolas primárias e secundárias e o sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, este último a ser concluído em breve.
Para o sucesso do projecto, foram distribuídos chapas de zinco, pregos, barrotes, martelos, serrotes, formas para construção de blocos de adobes, pás, enxadas, entre outros meios.
As aldeias contam com arruamentos, sistemas de abastecimento de água, energia eléctrica, escolas e outros serviços. QB/JW/OHA