Ndalatando – Os participantes a III sessão ordinária do Governo do Cuanza Norte consideraram, na sexta-feira, em Ndalatando, de positivo o grau de execução do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza (PIDLC) na província.
A posição consta das conclusões do encontro, orientado pelo governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, destacando o volume das acções desenvolvidas no quadro do programa, que está a impactar na melhoria das condições sociais e económicas dos cidadãos.
De acordo com o comunicado, 161 mil, 620 populares beneficiaram do referido programa ao longo deste ano, na província do Cuanza Norte.
No total, foram implementadas 350 acções, tendo sido disponibilizados a cada uma das 10 administrações municipais, o valor de 280 milhões de kwanzas para a sua operacionalização.
Para o próximo ano, o programa perspectiva a redução do número de alunos fora do sistema normal de ensino e o aumento da cobertura sanitária, com a construção de mais infra-estruturas para esses sectores.
A reunião recomendou que o programa preste atenção especial no sector agrícola, com vista a redução do desemprego na camada juvenil e o reforço do empoderamento da mulher e da produção de bens alimentares.
Recomendou, também, as administrações municipais a procederem a instalação de portais do munícipe e de serviços, visando aumentar o nível de arrecadação de receitas locais e, assim, reduzir a dependência dos recursos ordinários do tesouro.
O encontro recomendou, igualmente, aos gestores públicos no sentido de aprimorarem o uso dos recursos financeiros, a fim de garantir, cada vez mais, a melhoria da qualidade das despesas.
A reunião abordou, entre outros assuntos, o estado de implementação do programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLC) e do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)
Analisou, também, o relatório sobre os danos causados pelas chuvas, a operacionalização do plano anual de desenvolvimento nacional à luz do OGE/2024 e da sinistralidade rodoviária. DS/IMA/OHA