Lubango - Pelo menos 16 dos 54 quilómetros de vias secundárias de acesso a bairros da periferia do Lubango foram intervencionadas com obras de terraplanagem, num processo iniciado em Maio último pela Administração Municipal, a fim de mitigar os estragos causados pelas chuvas.
Trata-se de um programa de viabilização das vias que contempla apenas trabalhos de terraplanagem e está a permitir melhor acesso aos bairros.
Em declarações à ANGOP hoje, sexta-feira, nesta cidade, o administrador municipal adjunto para área técnica e infra-estruturas do Lubango, Orlando Brás, afirmou ter-se já intervencionado a via do Kwawa e ainda do no Comandante Cow-Boy.
Lembrou que vão ser ainda contemplados vias dos bairros Ferrovia, Tchioco, Tchavola, Mapunda entre outras, uma preocupação da administração em melhorar a mobilidade no interior dos bairros da cidade, que ainda é deficitária em alguns pontos.
Destacou ser um trabalho que decorre sem constrangimento e está a cumprir-se o cronograma definido, sem ainda uma previsão da data de conclusão.
Questionado sobre a possibilidade de asfaltagem das referidas vias, Orlando Brás manifestou não existir ainda projecto da administração local, para tal em função dos elevados custos está-se somente a efectuar a terraplanagem.
O município do Lubango tem uma população estimada em um milhão 51 mil 775 habitantes distribuídos nas suas cinco comunas, nomeadamente a sede, a Arimba, a Huíla, o Hoque e a Quilemba. Possui ao todo 23 bairros. EM/MS