Ondjiva - Um professor do ensino secundário, de 37 anos de idade, foi detido na quarta-feira, na cidade de Ondjiva (Cunene), por suposta prática de abuso sexual a duas menores de 14 anos.
A informação foi prestada pelo porta-voz do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) no Cunene, Manuel Dinis, referindo que o professor lecciona a disciplina de educação física no Instituto Técnico de Administração e Serviços (ISTA) e foi acusado do crime de abuso sexual de menores, concorrido com câncer privado.
Esclareceu que o mesmo trancou, por quatro dias, duas menores em sua residência e manteve relações sexuais desprotegidas com as mesmas.
As meninas foram resgatadas na sequência de denúncias dos familiares das vítimas.
Na mesma senda, foi apresentado um grupo de marginais composto por quatro cidadãos, com idades entre os 19 aos 24 anos, que praticavam crimes de roubo e furto, abuso sexual e homicídio com recurso à arma branca.
Os mesmos são acusados de homicídio qualificado de um jovem de 19 anos, ocorrido no passado dia 26 de Janeiro, no bairro da Caxila, quando a vítima chegava de viagem, tendo subtraído os pertences e diferido um golpe de faca na região peitoral, causando-lhe a morte imediata.
Esclareceu que a detenção dos mesmos resulta de denúncias da população. Os mesmos foram detidos com oito telemóveis diversos, um computador portátil, catana e faca de cozinha.
Manuel Dinis disse serem jovens temidos pela população, integrantes do grupo D’pica.
Na mesma senda, foi igualmente desmantelado o grupo BAD, composto por três cidadãos de 25 aos 35 anos que se dedicavam ao furto e roubo de motorizadas.
Esclareceu que os mesmos faziam-se passar por passageiros, sobretudo no período nocturno, para atraír moto-taxistas em locais pouco movimentados.
Nesta operação, acrescentou que foi possível apreender duas viaturas Toyota Rav 4 , sendo uma no quadro do combate ao contrabando de combustível, que transportava 625 litros de gasolina, acondicionados em 25 bidões.
A outra viatura entrou no território nacional no quadro da importação temporária para a província da Huila e, no território nacional, procedeu a alteração das características, consubstanciada na troca de volante e documentos fraudulentos.
Disse que os acusados serão presentes ao Ministério Público para aplicação da medida de coação pessoal. FI/LHE/OHA