Ondjiva - A Empresa de Produção de Electricidade (PRODEL), na província do Cunene, fornece apenas 15 megawatts dos 52 produzidos, a população das cidades de Ondjiva, Namacunde e Santa Clara.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, pelo chefe de departamento da Central Térmica II, Matumona António, à margem da visita do governador em exercício do Cunene, Apolo Ndinoulega, sobre a constatação do funcionamento das turbinas.
A PRODEL conta com duas turbinas com capacidade de produção de 26 megawatts cada, instaladas na Central Térmica de Ondjiva.
Na ocasião, explicou que em termos de produção estão bem, uma vez que das duas turbinas apenas uma tem necessidade de funcionar e com a exploração de 15 megawatts, em função do consumo actual de energia nestas zonas.
“A referida turbina encontra-se em pleno funcionamento, apesar de algumas falhas técnicas que registamos, sobretudo no período da chuva, com a queda de postes, mas são problemas resolvidos de forma pontual”, afirmou.
Matumona António referiu que das reuniões que participam com outras empresas do sector energético, fala-se muito de projectos que vão electrificar algumas zonas cinzentas a nível da região.
As turbinas, que funcionam desde 2022, foram adquiridas pelo Ministério da Energia e Águas, com finalidade de eliminar as despesas mensais com a Namíbia e o défice em Ondjiva.
Por seu turno, o chefe de Departamento de exploração da Rede Nacional de Transporte (RNT), Amândio Musupi, disse que a rede de transporte está disponível, mas não está a cumprir com o seu papel por razões comerciais.
Amândio Musupi fez saber que recebem da PRODEL, durante o dia, 10 megawatts e à noite, com o crescimento do consumo, 15, que são transferidos para distribuição pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
A ENDE no Cunene tem estado a trabalhar para a concretização dos projectos de expansão da rede eléctrica nos bairros Caxila 2, 3 e Ongwe, bem como nos arredores de Ondjiva.
A província conta com 20 mil 57 clientes, destes 15 mil 404 do sistema pós- pago, quatro mil 588 do pré-pago e 65 de média tensão distribuídos pelos municípios do Cuanhama, Ombadja, Namacunde e Cahama
Com uma potência de 59,115 megawatts, o sistema eléctrico da província do Cunene é interligado apenas nos municípios do Cuanhama e Namacunde, com energia produzida a partir da central térmica de Ondjiva.
Já o Ombadja a energia é produzida através da central híbrida de Xangongo, com capacidade de cinco megawatts e a Cahama com um grupo gerador de 1030 kva. PEM/LHE/VIC