Cacolo - A população residente nos bairros Txiuihua e Operário, município do Cacolo (Lunda Sul), beneficiaram hoje, quinta-feira, de dois sistemas de abastecimento de água, no âmbito do protocolo entre o Governo e a Sociedade Mineira de Catoca.
Os dois sistemas, inaugurados pelo administrador municipal de Cacolo, Adérito Cahanga, são suportados por cinco chafarizes, sendo dois no bairro Txiuihua e três no Operário.
Na ocasião, o responsável apelou a população a cuidar da infraestrutura para que possa conhecer a sua durabilidade e a contribuir no consumo de água em quantidade e qualidade desejada, pois minimiza as distâncias antes percorridas.
À margem da entrega do sistema de água, Adérito Cahanga, apelou aos cidadãos da municipalidade, no sentido de aderirem ao BUAP, com vista a actualizarem as suas zonas de residência e permitir votar no próximo pleito eleitoral.
Por seu turno, Maria Madalena, munícipe, satisfeita, disse que o bairro estava sem estes serviços há muito tempo e para obter a água dispendia diariamente cerca de mil a dois mil Kwanzas, ou aguardava por horas os camiões cisternas da Administração Municipal de Cacolo ou dos privados.
Actualmente o município de Cacolo, com mais de 36 mil habitantes, passa contar com 20 sistemas de água, perfazendo um total de 42 chafarizes.