Chitembo - A população da comuna do Soma Cuanza, município do Chitembo, a 150 quilómetros a Sul da cidade do Cuito, província do Bié, beneficiou de um sistema de abastecimento de água potável com painéis solares, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
O mesmo tem capacidade para bombear por hora mil litros.
O empreendimento, inaugurado nesta sexta-feira pelo administrador municipal, Alexandre José Celestino, custou aos cofres do Estado 25 milhões kwanzas.
A infra-estrutura possui ainda dois reservatórios com capacidade de cinco mil litros cada, três chafarizes com seis torneiras e uma lavandaria.
Na ocasião, os cidadãos locais destacaram a abertura do sistema de água potável, na medida em que os mais de mil habitantes da sede percorriam dois quilómetros de distância à procura do precioso líquido, sobretudo aos rios, riachos e cacimbas.
Por sua vez, o administrador do Chitembo, Alexandre José Celestino, sublinhou que, para o Soma Cuanza, as autoridades prevêem, igualmente, instalar outras acções de impacto socioeconómico, que proporcionará, dentro de pouco tempo, melhorias das condições de vida da população.
Tais equipamentos, segundo ele, deverão passar pela colocação da corrente eléctrica, a melhoria das estradas e a disponibilidade de medicamentos ao centro de saúde local, entre outras infra-estruturas.
Alexandre José Celestino apelou, por isso, à necessidade dos cidadãos conservarem os equipamentos disponibilizados pelo Governo, especialmente o novo sistema de água, com vista assegurar a sua durabilidade. JEC/PLB