Cuito - A população do centro administrativo do Cuquema, a 20 quilómetros a Sul do Cuito, província do Bié, ganhou hoje um sistema de água potável, uma escola de sete salas de aula e uma ponte de madeira.
As obras dos referidos equipamentos sociais, erguidos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLC), tiveram a duração de um a seis meses e vão conferir maior dignidade à localidade.
O sistema de água potável, situado na sede comunal, vandalizado há mais de dois anos, possui uma capacidade de bombear 20 metros cúbicos/hora, correspondendo a 20 mil litros por hora. Possui chafarizes, zona de armazenamento, entre outros, beneficiando mais de oito mil habitantes.
Já a escola de sete salas e a ponte de madeira de aproximadamente quatro metros de comprimento e três de largura estão localizadas na aldeia de Liwema.
O empreendimento escolar custou aos cofres do Estado 66 milhões 329 mil 152 kwanzas.
Ainda nesta aldeia, foi entregue um furo de água potável, para beneficiar mais de cinco mil habitantes.
O administrador do Cuito, Abel Guerra Paulo, destacou o impacto do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na melhoria das condições de vida das comunidades, principalmente no sector social.
Entretanto, o governador desta região, Pereira Alfredo, reafirmou o compromisso do Governo na construção de mais infra-estruturas sociais, através da implementação de vários programas, visando o desenvolvimento da província e das famílias.
Pereira Alfredo apelou, por isso, à necessidade da população do Cuquema e do Liwema preservar os bens que entraram agora em funcionamento, de modo a permitir que durem o seu tempo útil.
O centro administrativo do Cuquema possui uma população acima de 20 mil habitantes, na sua maioria camponeses.