Nhârea - A população da comuna de Caieie, município de Nhârea, a 175 quilómetros a Norte do Cuito, província do Bié, conta um com novo sistema de abastecimento de água potável, erguido no âmbito Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Inaugurado esta terça-feira pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas da província do Bié, José Fernando Tchatuvela, o sistema já permitiu efectuar 800 ligações domiciliares.
A entrega deste bem enquadra-se nas festividades dos 56 anos de existência de Nhârea, que se assinalou no dia 15 de Agosto.
Na ocasião, a administradora de Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, assegurou que o novo sistema de água potável vai contar com 10 chafarizes públicos, sendo que quatro deles estão já prontos nesta primeira fase, de modo que abranja mais de seis mil famílias na sede da comuna.
Por sua vez, o vice-governador José Tchatuvela sublinhou que, com a entrega deste equipamento, a população volta a consumir o precioso líquido depois de muitos anos, por causa da avaria do antigo sistema.
Neste sentido, assegurou que acções similares vão ser realizadas no interior das localidades, visando evitar muitas doenças contraídas pelo consumo de água não tratada.
José Fernando Tchatuvela apelou, por isso, aos beneficiários da comuna de Caieie no sentido de preservarem adequadamente o bem, de modo que tenha duração necessária, assim como a denunciarem, às autoridades, os malfeitores.
Entretanto, João Samissongue, em nome da população local, destacou o gesto das entidades em construir em menos de dois anos o novo sistema de água potável, bem como assegurar a promoção de campanhas de sensibilização junto dos cidadãos para se evitar vandalismos dos bens públicos.