Gambos- Mais de mil famílias da localidade da Yandja, comuna da Chibemba, município dos Gambos (Huíla), vão deixar de percorrer longas distâncias com o funcionamento de um novo sistema de abastecimento de água inaugurado quinta-feita pela administração local.
Trata-se de um sistema composto por um tanque de 10 mil litros com material inoxidável, seis painéis solares para alimentação da bomba que se encontra no furo com uma profundidade de 60 metros.
A bomba, de dois cavalos e devidamente equipada, tem capacidade de extracção de cinco mil litros de água/ hora, tem ainda quatro lavadores com sistema de lavagem e torneiras, tudo equipado com o sistema de esgoto para escoar a água.
O sistema de abastecimento de água, no âmbito dos projectos de emergência da luta contra a seca, comporta ainda um bebedouro para de 300 cabeças de gado/dia, uma iniciativa financiada pela Casa Militar do Presidente da República, orçada em 20 milhões de kwanzas.
O morador Moisés António Mutchicavela agradeceu o gesto e destacou que numa altura em que se depararam com a falta de água, a infra-estruturas vem dar resposta a necessidade e deixam de percorrer três a cinco quilómetros ou mais a busca do líquido.
Já outro residente, Floriano de Jesus, enalteceu o furo e afirma que a infra-estrutura que seguramente vai minimizar as dificuldades da água na localidade, pelo que cada um deve fazer a sua parte para preservação do sistema.
Ao falar a estrutura, o administrador municipal, Francisco Barros Leonardo afirmou vão continuar a levar água nas localidades onde o líquido faz falta para garantir maior subsistência humana e animal.
"Nos próximos dias voltaremos para inaugurar mais um ponto de água para que as populações não se desloquem a localidades muitos distantes a procura de água, queremos aproximar os serviços a população", fez saber.
Pediu à população para garantir a protecção da infra-estrutura para não existir danificação, roubos ou vandalização, assim como os zeladores possam criar pequenas hortas para produzir horticulturas para a subsistência das pessoas.
Durante o mesmo dia foi entregue ainda o posto policial de fiscalização da comuna da Chibemba, infra-estrutura requalificada e ampliada, que vem dar mais dignidade aos fiscais que trabalham no referido controlo da via na Estrada Nacional 105.