Ndalatando - Um menor de dois anos foi resgatado hoje, quinta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, pelos efectivos da Polícia Nacional, após ter sido abandonado na via pública.
O petiz foi encontrado por populares que acionaram a polícia, sentado sozinho na linha de comboio do Caminho de Ferro de Luanda, no bairro Novangola, periferia da cidade da cidade de Ndalatando, trêmulo, sem roupa e com indícios de má nutrição.
Após ser resgatada, a criança foi entregue aos cuidados da Direcção da Família e Promoção da Mulher do município de Cazengo, que a encaminhou de imediato ao Hospital Provincial Materno-infantil, onde está a receber assistência médica.
Segundo a responsável da Família e Promoção da Mulher do Cazengo, Rosa da Silva, a administração municipal está a prestar os apoios necessários à criança.
Acrescentou que esta instituição está, igualmente, a trabalhar para encontrar uma família substituta, enquanto se procura localizar os pais ou parentes próximos do menor.
O director-geral do Hospital Materno-Infantil, Arão da Silva, disse que o estado clínico do petiz inspira cuidados, o que obrigou o seu internamento.
O mesmo apresenta sintomas de desnutrição aguda e severa, inflamação dos membros inferiores, hemoglobina baixa e lesão pulmonar.
Este é o primeiro caso de abandono de infante em Ndalatando durante este ano. LJ/DS/YD