Luanda - A Polícia Nacional (PN) registou, durante o fim-de-semana prolongado, 537 crimes diversos que resultaram em 412 detenções, informou esta quarta-feira, em Luanda, o porta-voz da corporação, Mateus Rodrigues.
Em conferência de imprensa, Mateus Rodrigues referiu que, dentre os vários crimes se destacam 18 homicídios, abuso sexual (10), ofensas físicas (102), roubos (118) e furtos (183), tendo sido esclarecidos 326 casos.
Foram registados, ainda, 40 crimes com recurso a arma de fogo nas províncias de Luanda, Huambo, Benguela, Malanje, Lunda-Norte, Cabinda, Zaire, Cuanza-Norte e Cunene.
Segundo o responsável entre as províncias com maior registo de crimes estão Luanda (202), Huambo (42) e Benguela (26).
Mateus Rodrigues esclareceu que entre os casos mais relevantes que aconteceram durante o periodo em referências destacam-se homicídio com recurso à arma de fogo registados no Cuanza-Norte, intoxicação medicamentosa no Zaire, interrupção de gravidez e despistes de viatura no Uíge.
No quesito rodoviário, o responsável explicou que a polícia registou 135 acidentes, com 22 mortos e 218 feridos.
Acrescentou que a PN apreendeu também mais de 25 milhões de kwanzas, 250 barrotes de madeiras, 22 mil e 625 litros de combustíveis e 21 armas de fogos.
O fim-de-semana prolongado resultou do feriado do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, assinalado terça-feira. AMC/OHA