Huambo – Uma campanha sobre a importância do porte de acessórios de viaturas está a ser promovida desde hoje, quarta-feira, pela Polícia Nacional na província do Huambo, em cumprimento do Decreto Presidencial 145/17, de 29 de Junho.
Com término previsto para o dia 29 de Agosto, a mesma deverá ser realizada em todos os municípios desta região do Planalto Central, com objectivo de sensibilizar os automobilistas a observarem e cumprirem o Decreto Presidencial em causa.
Conforme o chefe do departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária no Huambo, superintendente-chefe Simões Coelho, trata-se de uma campanha proactiva, inserida nas estratégias de prevenção rodoviária, que visa apelar os automobilistas a se fazerem acompanhar de acessórios de viaturas (pneus de socorro, chave de roda, macaco, triangulo e colecte reflector).
Disse ser importante que os condutores se façam acompanhar ainda de avisadores, uso de extintores de incêndios, equipamentos de primeiros socorros e sinalização luminosa de velocidade.
Sem avançar dados, o oficial superior disse que a maior parte das vítimas dos acidentes de viação acabam por padecer por falta de kits de primeiro socorro, assim como da danificação total da viatura.
Por isso, informou que, depois dos dez dias de sensibilização, entrar-se-á na fase das medidas coercivas, com aplicação de multas aos infractores.
Entretanto, alguns automobilistas enalteceram a iniciativa pedagógica da Polícia Nacional.