Caála – O Comando da Polícia Nacional na província do Huambo vai estreitar as relações com a sociedade civil, através do diálogo permanente, para travar a criminalidade e garantir a ordem pública nas comunidades.
A intenção foi manifestada pelo comandante provincial da corporação, comissário Francisco Ribas da Silva, durante um encontro de auscultação sobre segurança pública nas comunidades do município da Caála, que contou com a participação de representantes de partidos políticos com assento no Parlamento, autoridades tradicionais, entidades religiosas e académicos.
Sem apresentar dados estatísticos da situação da criminalidade pública no Huambo, o oficial comissário disse que a corporação vai definir, em breve, planos e medidas específicas para reforçar a ordem pública, pois que o combate à criminalidade é uma tarefa de todos e não apenas da Polícia Nacional.
Conforme o também delegado local do Ministério do Interior, é importante que a sociedade civil, de forma geral, continue a denunciar todas as acções que atentam contra a segurança pública, através do reforço da relação polícia/cidadão.
Noutra parte das suas declarações, o comissário Francisco Ribas da Silva informou que o efectivo da Polícia Nacional nesta província deverá ser reforçado, brevemente, no quadro das estratégias de policiamento de proximidade, com foco nas zonas mais críticas.
Paralelamente, foi realizado o Conselho Consultivo do Comando da Polícia Nacional nesta província, que analisou, entre outros, o relatório de balanço das actividades desenvolvidas ao longo do III trimestre e perspectivou as acções para os últimos três meses do ano.