Caála – A Polícia Nacional intensificou, sexta-feira à noite, o patrulhamento em alguns bairros periféricos da cidade da Caála, província do Huambo, onde se têm registado acções de vandalismo aos bens públicos, roubos, furtos e assaltos.
O patrulhamento, enquadrado na “Operação Sexta-feira Segura”, que consiste na interpelação e revista de viaturas suspeitas, cidadãos em zonas escuras e becos dos bairros Calilongue, Cangola, CRC e São Paulo, serviu para elevar o sentimento de segurança pública na circunscrição.
Em declarações à ANGOP, o comandante da Polícia Nacional no município da Caála, superintendente Abílio Serafim Francisco, informou que a iniciativa serviu, igualmente, para envolver a população no combate à criminalidade, através de denúncias em tempo oportuno e o desencorajamento da prática de justiça por mãos próprias.
Lembrou que que, nos últimos meses, três jovens, supostamente criminosos, foram espancados e queimados pela população, que ao invés de os denunciar, preferiu linchá-los, tratando-se de acções de justiça por mãos próprias que precisam ser combatidas por todos.
Sem apresentar resultados, disse que acções segurança rodoviária foram, também, incluídas durante acção policial.
O município de Caála, um dos 11 que compõem a província do Huambo, tem uma população estimada em 366 mil 480 habitantes, um agregado familiar composto maioritariamente por cinco pessoas em média e uma taxa de natalidade estipulada em 3.5 por cento em cada ano, conforme dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). LT/ALH