Caxito – Um procedimento disciplinar para se apurar a veracidade de acusação de violação de uma gestante, na comuna do Úcua, província do Bengo, por três agentes da polícia, está em curso na Inspecção do Comando Provincial da Polícia Nacional, lê-se numa nota de imprensa da delegação do Interior.
Trata-se de agentes detidos, nesta quarta-feira, por abusar, repetidamente, no dia 21 de Dezembro, a jovem Esperança Matias Segundo, de 18 anos de idade e com cinco meses de gestação.
À vítima foi exigido um valor de 30 mil Kwanzas para soltar o marido, que foi detido por usar uniforme militar sem estar habilitado para o efeito, quantia que não possuia e, por isso, os acusados terão consumado o acto.
Na nota, a delegação do MININT refere que os acusados já foram presentes ao Ministério Público e aberto um processo-crime na PGR junto do SIC Bengo, tendo sido decretada a medida de prisão preventiva.
O médico Fuanga Kassongo, que assistiu a vítima, disse que a paciente está traumatizada, mas o seu estado clínico é estável. CJ/IF