Malanje- Cento e 50 quilogramas de estupefaciente (liamba), foram apreendidos hoje, sábado, pelo Comando Municipal da Polícia Nacional em Cacuso e detidos dois cidadãos nacionais que se dedicavam ao tráfico, posse e venda do mesmo produto.
Segundo o director de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior, superintendente Junqueira António, a droga foi descoberta no posto de fiscalização da comuna de Quizenga, quando os supostos proprietários transportavam a mesma de forma camuflada em sacos de bombo, numa viatura a caminho de Luanda.
Precisou que a operação envolveu agentes da Polícia e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), acrescentando que a referida liamba era proveniente dos municípios de Mucari e Cambundi catembo.
Explicou por outro lado, que durante o primeiro semestre deste ano, foram apreendidas em Cacuso cerca de uma tonelada de estupefaciente, bem como destruídas nove mil plantas, quantidades superiores, comparativamente ao igual período de 2022.
Foram também detidos seis cidadãos por posse, cultivo e tráfico da mesma droga.
Por outro lado, um cidadão foi igualmente detido hoje pelo SIC, supostamente por provocar um incêndio sobre as travessas de madeira que suportam os carris dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), na comuna do Lombe, município de Cacuso.
Segundo o chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC em Malanje, Augusto Barros, o jovem pretendia caçar ratos numa mata, onde chegou a atear fogo e em função dos ventos fortes, o lume se propagou até a linha férrea, afectando três travessas.
O responsável deu também a conhecer a detenção ao longo da semana finda de três estudantes implicados no crime de violação de correspondência, por terem vazado um exemplar do exame de química da 9ª classe, antes da sua aplicação.
Explicou que uma das colegas, supostamente subtraiu o referido enunciado da pasta do seu pai, que é director da escola em que estudam.RM/NC/PBC