Icolo e Bengo - O Comandante municipal da Polícia Nacional, no Icolo e Bengo, Mateus Vasco, apelou esta quinta-feira, a todos os cidadãos angolanos, a fazerem parte do Censo/2024, facilitando o trabalho dos brigadistas do Instituto Nacional de Estatística (INE), na recolhas das informações sobre os agregados familiares.
Em declarações à ANGOP, o oficial superior referiu que neste importante processo para o país, é necessário que cada cidadão se sinta partícipe , pois, servirá para ajudar o Executivo a gizar as melhores políticas para o bem-estar de todos.
"A realização do Censo é de extrema importância, na medida em que vai nos ajudar a redistribuir melhor os efectivos, de acordo com a densidade populacional, a nível do novo território que em breve se eleva a categoria de província", disse.
Mateus Vasco alertou que a Polícia está e estará sempre em prontidão, na defesa dos mais nobres interesses da Nação e garantirá toda segurança necessária aos técnicos do INE, durante a recolha dos dados que inicia no dia 19 de Setembro do corrente ano.
Por outro lado, apelou a população a se manter calma quando se deparar com os brigadistas e prestar com verdade, todas as informações que forem solicitadas.
Angola realiza a 19 de Setembro deste ano, o segundo Censo populacional e habitacional, após a Independência Nacional, depois do primeiro realizado em 2014.
Nessa altura, o país registou 25 milhões, 789 mil e 24 habitantes, dos quais 12 milhões 499 mil e 41do sexo masculino e 13 milhões 289 mil e 983 do sexo feminino, tendo contabilizado para o Município do Icolo e Bengo, 81 mil e 144 habitantes. AJQ