Lubango – Um cidadão nacional, de 26 anos de idade, suspeito da prática de vários crimes violentos, desde assaltos à mão-armada, em plena luz do dia, foi detido por agentes da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), do Comando Provincial da Huíla da Polícia Nacional (PNA) da Huíla.
O suposto meliante, já esteve preso na penitenciária do Lubango e cumpriu pena de quatro anos pela prática de crimes cibernéticos, tendo sido solto no passado dia 15 de Janeiro.
Dados das autoridades indicam que os suspeitos actuavam, sobretudo, no centro da cidade e tinham como alvos estabelecimentos de venda de electrónicos. No último, apossaram-se de 54 telemóveis.
A detenção, segundo o porta-voz do Comando Provincial, inspector-chefe José Nongava, ocorreu por volta das 23 horas, na rua Deolinda Rodrigues, no centro da cidade, após uma denúncia que alertou às forças da ordem sobre um assalto à mão-armada protagonizado por dois homens, um deles ainda está em fuga.
Afirmou que os jovens ao aperceberem-se da presença policial, entraram em confronto com as forças da ordem, efectuando dois disparos, mas a rápida intervenção permitiu a detenção de um deles, em posse de uma pistola do tipo Jericho.
A Polícia está a trabalhar para a detenção do indivíduo em fuga, e identificar a origem da arma de fogo. JT/MS