Luanda – A Polícia Nacional (PN), nesta quinta-feira, em Luanda, anunciou a criação de estratégias para a diminuição dos crimes cometidos na rua, com a colaboração das Associações dos Taxistas existentes no país.
O facto foi revelado à imprensa pelo chefe do Departamento de Informações Policiais da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, superintendente Ildo António Germano, no final do primeiro encontro de auscultação e concertação com as Associações dos Taxistas de Angola (ATA), realizado no município de Viana, em Luanda.
De acordo com o oficial, esta reunião serviu para tentar se encontrar algumas soluções para combater os crimes violentos que acontecem em todo território nacional.
‘’Chamamos os intervenientes que vivem diariamente estes problemas, como assaltos nas paragens e nos táxis, bem como o roubo de viaturas, para juntos interagirmos e termos uma ideia de onde podemos atacar imediatamente’’ – disse o responsável.
Indicou, por outro lado, que serão analisadas todas contribuições apresentadas pelas associações, para depois se produzir um documento a ser distribuído.
Assegurou que a investigação de proximidade como bandeira da Polícia Nacional vai permitir que, trimestralmente, haja reuniões de género para se debater os problemas que diariamente atingem as populações.
Enquanto isso, o vice-presidente da Associação de Taxistas de Angola (ATA), Carlos Domingos, disse ter sido uma reunião positiva pela maneira como foram abordados os assuntos com os responsáveis da polícia.
Precisou terem apresentadas todas preocupações, como as dificuldades que acontecem nas suas actividades, das quais roubo de viaturas e outros bens, que muitos destes crimes terminam em tragedias.
Participaram do encontro três associações, designadamente ATA, AMOTRANGO e ANATA, assim como estudantes.