Malanje- Vinte e quatro cidadãos, com idades compreendidas entre os 17 e 48 anos, implicados nos crimes de roubos de electrodomésticos em residências e motorizadas na via pública, foram apresentados hoje, pela Polícia Nacional em Malanje.
A detenção dos mesmos enquadra-se no âmbito da operação “Kuabu” (basta na língua kimbundu), que visa o combate aos crimes violentos, mormente os praticados com recurso à arma de fogo.
Fruto desta operação, que iniciou no dia 14 e estende-se até a normalização da situação de segurança pública na província, foram recuperados vários meios, com destaque para duas armas de fogo, sendo uma pistola makarov e uma caçadeira, 12 motorizadas, 19 telemóveis, cinco televisores e seis botijas de gás butano.
A polícia conseguiu ainda reaver dois aparelhos de som, um computador portátil e dois cartões multicaixas.
Durante a apresentação dos dados preliminares da operação, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do MININT em Malanje, Junqueira António, disse que os supostos marginais actuavam preferencialmente nos bairros Catepa, Vila Matilde, Ritondo e Carreira de Tiro.
Dentre os detidos, consta um enfermeiro que se dedicava à venda de motorizadas roubadas.
O oficial esclareceu que a operação decorre em toda a extensão da província e conta com a colaboração das províncias limítrofes.
Assegurou que a Polícia continua a trabalhar para, num curto espaço de tempo, esclarecer os crimes violentos ocorridos nos último dias na cidade de Malanje, nomeadamente o duplo homicídio ocorrido no mercado da Catepa, os disparos contra a viatura do deputado da bancada parlamentar da UNITA, Carlos Xavier, e o crime de ofensas graves à integridade física de um cidadão oeste africano.
De recordar que os bens recuperados pela polícia no âmbito da operação Kuabu foram hoje entregues aos legítimos proprietários. ACC/PBC