Luena – Um cidadão de aproximadamente 30 anos foi, esta segunda-feira, detido no Luena, província do Moxico, pela Polícia Nacional (PN) por suposta prática de crime de falsificação e vendas de bilhetes de passagens dos comboio do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).
De acordo com uma nota da PN, a que a ANGOP teve acesso, o referido cidadão foi detido, em posse de uma máquina de reprodução deste documento, no âmbito de uma operação denominada “Lussolo”.
Até a altura da detenção, o referido cidadão terá reproduzido 25 bilhetes, que estavam a ser comercializados ao preço de cinco mil kwanzas cada, com auxílio de um comparsa que se encontra foragido, segundo a nota.
Durante o fim de semana prolongado, a PN deteve igualmente outros três cidadãos implicados no roubo de colchões no dormitório da escola 11 de Novembro, bem como de materiais informáticos.
Os supostos criminosos serão presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais, conclui a nota.
Este é o segundo caso do género num espaço de um ano, na província do Moxico.
Em 2022, um grupo de jovens de 25 e 30 anos, na cidade do Luena, tinham sido detidos pela prática do mesmo crime, após serem flagrados com 38 bilhetes de passagem e uma máquina impressora.
No mesmo período a Polícia Nacional deteve na vizinha província do Bié três cidadãos, dos quais dois funcionários do CFB, acusados no crime de falsificação de bilhetes de passagem. TC/YD