Lubango - Trinta e cinco supostos garimpeiros foram detidos na madrugada de hoje, sábado, nos municípios da Jamba e Chipindo, por exploração ilegal de ouro, nas localidades do Mupopo e Matoty.
A detenção ocorreu durante uma operação realizada pela polícia, por volta das 04 horas da manhã, nos referidos locais considerados críticos face à prática de exploração ilegal do minério.
A informação foi avançada no Lubango pelo director de Comunicação Institucional e Imprensa da PN na Huíla, inspector José Chimuco, declarando que 32 foram detidos na Jamba e três no Chipindo.
O oficial detalhou que na posse dos implicados foram encontrados sete sacos de cascalho e ouro bruto, quatro motorizadas, 260 litros de gasolina, trinta e seis pás, duas moto-bombas, nove picaretas, seis marretas, duas mangueiras, uma faca, peneiras, entre outros meios que usavam durante a actividade.
Segundo o o oficial, foram ainda encontradas tendas e bens alimentares, presumindo-se que acampavam em arredores da zona, na busca de mercúrio, ouro e cascalho.