Lubango – A Polícia Nacional (PN) na Huíla está, desde segunda-feira, no Lubango, a promover um ciclo de palestras destinadas a alunos do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário para prevenir e desencorajar o uso de drogas.
A campanha denominada “Adolescente diga não às drogas”, decorre até dia 03 de Novembro próximo, com o intitulo igualmente de consciencializar o grupo-alvo sobre as consequências do tráfico e consumo ilícito de drogas, bem como prevenir e desencorajar tais práticas.
Nesta primeira fase foram abrangidos alunos da 5ª a 9ª classe de 20 escolas, com destaque para o Complexo Escolar 14 de Abril, escolas 27 de Março e portuguesa, bem como os colégios Pitágoras, Cleusia Alexandra e Pedra Escrita.
Ao falar da actividade, o porta-voz da PN na Huíla, inspector Benedito Walter, afirmou que a campanha surge em função da preocupação da corporação em relação ao número de adolescentes e jovens ligados no uso, tráfico e consumo de drogas, muitos deles alunos.
A fonte afirmou que de entre as consequências psicológicas visíveis, um aluno que usa drogas corre o risco de depressão e ansiedade descontrolada, assim como com transtornos psíquicos que o faem desrespeitar os professores, os colegas e propenso ao mundo do crime, partindo para roubos e furtos, bem como agressão a colegas.
“Temos constatado nos muitos adolescentes enveredado no mundo das drogas, principalmente no consumo de cannabis e esta é a nossa motivação para minimizar tais casos. O impulso para a prática de crimes é o uso de drogas”, reforçou.
Fez saber que nesta primeira fase a campanha “Adolescente diga não às drogas” vai cingir-se apenas no Lubango, ao passo que as próximas etapas vão em outros municípios da província. EM/MS