Luena – O Plano Urbanístico que está a ser implementado na zona do Canda, na cidade do Luena, província do Moxico, prevê albergar três mil pessoas, informou, esta sexta-feira, o administrador municipal adjunto para área Técnica e Infra-estruturas, Aquino Calala.
Em declarações à ANGOP, sobre o grau de execução do projecto, da iniciativa da administração do município sede (Moxico), o responsável disse que o plano urbanístico será implementado numa área de 119 mil hectares, ao longo da Estrada Nacional (EN180) a cinco quilómetros a norte da cidade do Luena.
Conforme o responsável, o projecto prevê a construção de 624 lotes habitacionais, para além de equipamentos sociais públicos e privados, e zonas de lazer, com vista ao combate do fenómeno da auto-construção desordenada.
Sem revelar o custo do projecto, disse que encontra-se na fase de preparação e nivelamento do espaço, que poderá contar com ruas ordenadas, sistema de drenagem, energia, água e outros serviços sociais, segundo o responsável.
Esclareceu que a Administração Municipal do Moxico fará a infra-estruturação do espaço, para ser colocado à disponibilidade da população para o início da auto-construção dirigida, sendo que a conclusão do trabalho topográfico, de acordo com o responsável, está prevista para o final do terceiro trimestre do corrente ano.
“Muitas empresas privadas já revelaram interesse de adquirir espaço aqui, para construção de residências para serem comercializadas”, acrescentou.
Com mais de 400 mil habitantes, a cidade do Luena tem registado ocupação desenfreada de terrenos em lugares impróprios, sobretudo no extremo Oeste do Luena, sem o mínimo dos princípios básicos da urbanização para a promoção da auto-construção dirigida. TC/ YD